minjusdh.gov.ao
Ministério
26 Maio de 2023 | 19h05

COMISSÃO DE RECONCILIAÇÃO EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DE CONFLITOS POLÍTICOS (CIVICOP) REUNIDA PARA BALANÇO

O encontro que serviu para analisar as actividades realizadas e perspectivar as acções subsequentes, foi presidido pelo Coordenador da Comissão Marcy Lopes, Ministro da Justiça e dos Direitos Humanos.

Falando aos presentes, o Coordenador fez um enquadramento de tudo que tem sido feito e as razões que estiveram na base da criação da Comissão. Referiu que, desde 2019, várias actividades foram realizadas em memória das vítimas dos conflitos políticos, destacando o acto solene no qual, em nome do Estado Angolano, o Presidente da República e Titular do Poder Executivo, João Manuel Gonçalves Lourenço, apresentou desculpas públicas às famílias das vítimas.
O Ministro disse ainda, que ao longo deste período foram realizados exames médicos forenses que permitiram a identificação das vítimas, entrega dos restos mortais aos familiares e emitidos cerca 2.700 certificados de óbito. Além disso, foi lançada a primeira pedra para a construção do Memorial em honra às Vítimas dos Conflitos Políticos.
Marcy Lopes, concluiu dizendo que, dada a complexidade e relevância dos trabalhos da Comissão, o Executivo angolano é o primeiro e o principal interessado para que todo este processo ocorra de forma idónea e credível, cumprindo todos os procedimentos técnicos e legais para obtenção dos melhores resultados.
Além de departamentos ministeriais e de órgãos do Estado, integram a Comissão de Reconciliação em Memória das Vítimas dos Conflitos Políticos, representantes de partidos políticos, de confissões religiosas e da sociedade civil.


Voltar