Durante a primeira reunião do Júri, presidida pelo
Ministro Marcy Lopes, para analisar o cronograma de atividades, foi decidido que o período de entrega das candidaturas será de 15 de Abril a 24 de Maio. Os interessados podem submeter as candidaturas através do portal do Ministério, dos Comitês Locais dos Direitos Humanos ou pessoalmente na sede do Ministério, onde podrão contactar o Secretariado do Prémio.
Falando em conferência de imprensa, a Secretária de Estado para os Direitos Humanos e Cidadania, revelou que nesta edição o Prémio é composto por 4 categorias distintas;
- Personalidade do Ano em Direitos Humanos
- Pesquisa em Direitos Humanos
- Acções Comunitárias e Humanitárias
- Cultura de Paz e Cidadania
Ana Celeste Cardoso anunciou também a composição do Júri, que conta com 5 membros, sendo um representante do departamento ministerial, um da sociedade civil, um acadêmico indicado pelo sindicato de professores do ensino superior e um representante dos Comités Locais dos Direitos Humanos.
O Prémio visa, igualmente, sensibilizar a sociedade para uma maior participação na promoção, defesa e protecção dos direitos fundamentais, assim como fomentar e incentivar os actores sociais para o aprofundamento da cidadania.
Departamento de Comunicação Institucional e Imprensa do MINJUSDH, aos 15 de Abril de 2024.