• Conferência Sobre O Combate À Corrupção Abre Segmento De Alto Nível


    No seu discurso, o ministro informou que Angola tem estado a marcar passos significativos no combate a corrupção. Sua Excelência o Presidente João Lourenço fez e continua a fazer do combate à corrupção um dos aspectos fundamentais da sua governação. Para o efeito, deu início as reformas profundas tanto no plano governativo, quanto na dimensão legislativa, bem como operando reformas de natureza organizativo-institucional com o fortalecimento dos poderes de instituições já existentes e na criação de novos serviços dedicados ao combate à corrupção.

    Segundo Marcy Lopes, o combate a corrupção não é e nem deve ser entendido como algo exclusivo e orientado para os titulares de cargos políticos de alta responsabilidade. Pelo contrário, o combate e a prevenção contra corrupção deve ter âmbito alargado para alcançar tanto o topo quanto a base dos serviços públicos. Precisamos compreender todos que a chamada "pequena corrupção é tão ou mais nociva do que a "grande Corrupção”.

    Enfatizou, a necessidade de todos denunciar práticas erradas, educar corretamente os nossos filhos e deixar para a escola apenas o trabalho subsequente e complementar.A corrupção é um mal que precisa de ser prevenido, acompanhado e combatido. É um problema de todos.

    Apelou, a necessidade de todos olharmos para a corrupção como uma das principais causas de impedimento ao desenvolvimento das sociedades.

    O Segmento de Alto Nível da Conferência Sobre o Combate à Corrupção reúne governantes dos Estados-membro da Comunidade de Países da África Austral (SADC), especialistas de topo do Escritório das Nações Unidades contra a Droga e o Crime (UNODC), de organizações e países parceiros.O evento resulta da organização conjunta entre o Governo de Angola e da UNODC, edecorre desde o dia 29 de Maio a 2 de Junho.