• CONTINUAM ABERTAS AS CANDIDATURAS AO PRÉMIO NACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS 2025


    O Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos tem abertas as candidaturas ao Prémio Nacional dos Direitos Humanos 2025, com o objectivo de reconhecer e valorizar pessoas e instituições que se tenham destacado na promoção, defesa e protecção dos Direitos Humanos e da Cidadania em Angola.
    A edição de 2025 contempla as seguintes categorias:
    1. Personalidade do Ano em Direitos Humanos
    Destinada a distinguir acções, condutas ou actividades de pessoas singulares que mereçam especial destaque na promoção, defesa e protecção dos Direitos Humanos e da Cidadania em Angola.
    2. Pesquisa em Direitos Humanos
    Dirigida a estudos científicos, documentários e outras iniciativas documentadas, em qualquer formato, com impacto a nível nacional e que promovam a reflexão e o aprofundamento sobre os Direitos Humanos e a Cidadania.
    3. Acções Comunitárias e Humanitárias
    Para reconhecer iniciativas junto das comunidades mais vulneráveis, que contribuam para a melhoria da qualidade de vida e tenham impacto positivo no domínio dos Direitos Humanos e da Cidadania.
    4. Cultura da Paz e Cidadania
    Destinada a distinguir acções de pessoas singulares ou colectivas, públicas ou privadas, que contribuam de forma reconhecida para o combate à violência, à criminalidade e para a promoção da cultura da paz na sociedade angolana.
    As candidaturas estão abertas até ao dia 15 de Agosto de 2025 e podem ser apresentadas através das seguintes vias:
    • Presencialmente: nas Delegações Provinciais da Justiça e dos Direitos Humanos e nos Comités Locais dos Direitos Humanos, em todas as províncias;
    • Por e-mail: premios@minjusdh.gov.ao
    • Online: www.premios.minjusdh.gov.ao
    • Telefone: 933 32 90 00
    O Ministério encoraja todos os cidadãos, investigadores, organizações da sociedade civil e instituições públicas e privadas a submeterem as suas candidaturas, contribuindo activamente para a construção de uma Angola mais justa, inclusiva e solidária.
    DCII do Minjusdh- Luanda aos 26 de Junho de 2025