Teve início hoje, 18 de fevereiro, em Luanda, uma formação sobre liberdade de expressão, acesso à informação e segurança dos jornalistas, direcionada a profissionais da comunicação social de órgãos públicos e privados. Na sessão de abertura, o Secretário de Estado para a Comunicação Social, Nuno dos Anjos Caldas Albino, destacou que a iniciativa vai além da simples transmissão de conhecimentos, representando uma promoção de valores essenciais para o exercício da profissão. Segundo o governante, o objetivo é sensibilizar os jornalistas para a consolidação de uma cultura de respeito pela dignidade humana, promovendo valores como liberdade, igualdade, justiça, solidariedade, tolerância, paz e democracia. Ele ressaltou ainda o papel fundamental do setor da comunicação social na formação da opinião pública e reforçou que os profissionais devem respeitar a dignidade humana e os direitos fundamentais de todos.
Por sua vez, a Secretária de Estado para os Direitos Humanos e Cidadania, Antónia Yaba, afirmou que o Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos continuará a promover formações e capacitações na área dos direitos humanos. De acordo com a governante, espera-se que esta iniciativa fortaleça o conhecimento dos profissionais da comunicação e contribua para que os jornalistas atuem com maior segurança e confiança, seguindo os padrões nacionais, regionais e internacionais.
Com duração de dois dias, a formação é promovida pelo Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos, em parceria com a Embaixada do Reino da Noruega, no âmbito do projeto "Educação para uma Cultura de Direitos Humanos”.
DCII do MINJUSDH em Luanda, aos 18 de Fevereiro de 2025.
-
FORMAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS PARA JORNALISTAS