No âmbito da implementação do Plano Estratégico de Universalização do Bilhete de Identidade, o Ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, Marcy Lopes, realizou na manhã desta terça-feira, 1 de Julho, uma visita de constatação aos Serviços de Justiça localizados nos bairros Kialamba Kiaxi e Sagrada Esperança, em Luanda.
Durante a visita, o Ministro destacou os avanços registados na melhoria das condições de trabalho dos funcionários e reforçou o apelo aos utentes para que levantem os Bilhetes de Identidade já emitidos.
De acordo com Marcy Lopes, milhares de bilhetes emitidos nos últimos três anos continuam por levantar, situação que compromete a organização interna dos serviços e o aproveitamento eficiente dos recursos públicos.
Apesar das preocupações manifestadas, Marcy Lopes, salientou os progressos observados nos serviços visitados, nomeadamente a melhoria das condições de atendimento e os esforços em curso para modernizar o parque tecnológico, factores considerados cruciais para acelerar os processos de emissão e entrega do Bilhete de Identidade.
O Plano Estratégico de Universalização do Bilhete de Identidade visa assegurar que todos os cidadãos angolanos tenham acesso ao documento, independentemente da sua localização geográfica, através da simplificação dos procedimentos e da expansão dos pontos de atendimento em todo o território nacional.
Departamento de Comunicação Institucional e Imprensa do MINJUSDH em Luanda aos 01 de Julho de 2025.
-
MINISTRO REFORÇA APELO AOS UTENTES PARA O LEVANTAMENTO DOS BILHETES DE IDENTIDADE