A reunião decorreu no Centro de Conferências Albert Borschette em Bruxelas, reino da Bélgica e contou com a presença de autoridades que respondem pelo sistema financeiro internacional.
O relatório analisado reflete os resultados da Avaliação Mútua de Conformidade e Efetividade do Sistema Nacional de Prevenção e Repressão de Atividades Ilícitas, concluída em junho de 2024. Como resultado da avaliação, Angola entrou em um período de observação de um ano, durante o qual seus progressos seriam monitorados pelo ICRG.
A representação angolana no evento composta por técnicos e peritos da UIF, PGR, SINSE, SIE, AGT, INH, SIC, ISJ, MASFAMU, MINJUSDH e BNA, apresentou os avanços obtidos por Angola no cumprimento das 40+11 Recomendações do GAFI, avaliando os 11 Resultados Imediatos que guiam a efetividade do sistema de prevenção e combate a crimes financeiros. Embora tenham sido observados progressos significativos nos últimos cinco anos, há ainda algumas áreas que exigem melhorias, como a identificação e mitigação de riscos, fortalecimento do quadro legal e institucional, e capacitação de autoridades.
A consolidação e aprovação final do Relatório de Progressos de Angola está prevista para a próxima reunião do plenário do GAFI, que acontecerá entre 21 e 25 de outubro de 2024, em Paris, França.
Departamento de Comunicação Institucional e Imprensa do MINJUSDH em Luanda aos 06 de Setembro 2024.