minjusdh.gov.ao
Ministério
07 Fevereiro de 2024 | 09h02

CIVICOP

Realizou-se nesta terça-feira, 6 de Fevereiro, na Sala de Reuniões do MINJUSDH, a primeira Reunião do presente ano, da Comissão de Reconciliação em Memória das Vítimas de Conflitos Políticos (CIVICOP).

O encontro que foi orientado pelo Coordenador da Comissão, o Ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, Marcy Lopes e serviu para as comissões de especialização apresentarem as actividades realizadas no ano passado, bem como, analisar o programa de acções a serem desenvolvidas pela CIVICOP ao longo primeiro semestre deste ano.
Falando aos presentes na abertura do encontro, o Ministro Coordenador da Comissão, Marcy Lopes, disse que os trabalhos da CIVICOP decorrem a bom ritmo e que ao longo do ano de 2023 foram localizadas algumas ossadas de indivíduos, cuja mortes presumivelmente estão relacionadas aos conflitos políticos ocorridos no país e que, neste momento, estão em fase de testes laboratoriais para se identificar as famílias e fazer um enterro condigno.
O Ministro disse ainda que no final do ano passado, ouviu-se pelos órgãos de comunicação social que os membros do partido UNITA integrantes na CIVICOP retiravam-se da comissão, mas para os devidos efeitos não remeteram formalmente essa intenção à Comissão de modo que os seus membros pudessem analisar as razões que levaram à referida decisão.
O Coordenador, sublinhou que a Comissão continua com as portas abertas e braços estendidos para continuar a "abraçar e perdoar” todos aqueles que se revêem neste grande gesto do Estado Angolano de pacificar os familiares da vítimas dos conflitos políticos ocorridos no país.
Além de departamentos ministeriais, órgãos de defesa e segurança do Estado, integram a CIVICOP, representantes de partidos políticos, de confissões religiosas e da sociedade civil.
Departamento de Comunicação Institucional e Imprensa do MINJUSDH, em Luanda aos 06 de Fevereiro de 2024.
ABRAÇAR E PERDOAR…


Voltar