Ao abrir a sessão, a
Secretária de Estado destacou a importância da data como um momento de reflexão sobre a necessidade contínua de proteger e promover os direitos humanos globalmente. "Todos devemos refletir sobre o que fazemos ou podemos fazer diariamente para promover, defender e proteger os direitos de todas as pessoas, especialmente das mais vulneráveis”, declarou Antónia Cruz Yaba.
A responsável sublinhou o compromisso do Estado Angolano com os direitos humanos, destacando a ratificação das principais convenções internacionais e a implementação de políticas públicas como a Estratégia Nacional dos Direitos Humanos.
Antónia Cruz Yaba também enfatizou que a proteção dos direitos humanos é uma responsabilidade coletiva que envolve não apenas o Governo, mas também instituições públicas e privadas, organizações não-governamentais e toda sociedade civil.
O representante do PNUD, Gabriel Dava, ressaltou a relevância da Declaração Universal dos Direitos Humanos na vida de todos e, parabenizou Angola pelo compromisso contínuo com os princípios estabelecidos pela Declaração Universal.
A conferência é resultado de uma parceria entre o Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos e o PNUD, destacando o esforço conjunto para fortalecer a defesa e promoção dos direitos humanos no país.
O evento reforçou a necessidade de unir esforços para assegurar a dignidade e os direitos fundamentais de todos os cidadãos, especialmente os mais vulneráveis, alinhando-se com os compromissos internacionais assumidos por Angola.
Departamento de Comunicação Institucional e Imprensa do MINJUSDH em Luanda aos 10 de Dezembro de 2024.