Em representação do Ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, o Secretário de Estado, Evaristo José Solano, destacou o
papel fundamental dos Magistrados no Sistema Judicial, enquanto guardiões da justiça, da igualdade e o principal garante da proteção dos direitos fundamentais dos cidadãos.
A Directora Geral Interina do INEJ, informou que o processo de formação dos magistrados é resultado de um trabalho aturado efctuado por uma equipa de profissionais do Ministério da Justiça, dos Tribunais, da PGR e distintos formadores, que desde a abertura do concurso até a publicação dos resultados deram o seu melhor para uma formação de qualidade a todos profissionais.
Adélia de Carvalho referiu ainda que após a sua criação em 2003, o INEJ formou um total de 1.473 magistrados, sendo 764 juízes 672 procuradores. De 2013 a 2022, foram igualmente formados 199 auditores militares.
Participaram da cerimónia solene que decorreu no Palácio da Justiça, Membros do governo, Juízes conselheiros dos Tribunais Superiores, Magistrados judiciais, e Ministério Público e formadores.
Departamento de Comunicação Institucional e Imprensa do MINJUSDH.